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Conheça nossas soluçõesEm um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que pretendem conquistar ótimos lucros com as vendas de fim de ano devem começar já a colocar em ação estratégias realmente eficientes. Afinal, o cenário atual demonstra-se ainda mais desafiador.
Apesar desse período que começa com a Black Friday e termina com o Natal ser historicamente positivo para o varejo, especialistas não esperam um crescimento tão substancial na comparação com o ano anterior.
Argumentos para comprovar essa análise não faltam. Sim, o avanço da vacinação favorece o aumento da circulação de pessoas nas lojas, que voltaram a abrir suas portas há algum tempo. Além disso, muitos estabelecimentos hoje contam com um importante reforço nas vendas de fim de ano, o comércio online.
Por outro lado, a pandemia do coronavírus trouxe para a casa dos brasileiros o medo do desemprego e a redução do poder aquisitivo, com a inflação elevada. De acordo com números da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua, a taxa de desocupação registrada no segundo trimestre foi de 14,1%.
Isso representa um total de 14,4 milhões de brasileiros, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o rendimento médio registrou redução de 6,6% no segundo trimestre.
Com esse panorama, os especialistas esperam um crescimento no período, claro. Entretanto, não na casa dos 31%, como o registrado no ano passado em levantamento da Neotrust/Compre&Confie, na comparação com 2019.
Otimizar as vendas de fim de ano
Mas com esses desafios na mesa do jogo, como conseguir otimizar as vendas de fim de ano e “beliscar” uma fatia maior do bolo? A resposta é simples: a solução está em colocar em prática algumas estratégias capazes de atrair o consumidor e alavancar os lucros. Confira:
São cinco ações práticas, rápidas de implementar e que não exigem grandes investimentos, mas que apresentam resultados realmente significativos. Para auxiliá-lo nessa jornada, vamos apresentar a partir de agora os detalhes.
1 – Treine e motive a sua equipe
Como diz o ditado popular: conhecimento é poder. Assim como em qualquer segmento do mercado profissional, a qualificação permanente faz toda a diferença no desempenho das equipes de venda, garantindo um ótimo retorno sobre o investimento.
Ao investir em treinamento, a empresa amplia substancialmente as ferramentas disponíveis para os profissionais venderem mais. Afinal, a cada dia novas estratégias surgem. Nessa missão, o ideal é contar com o auxílio de empresas especializadas, que oferecem cursos específicos, certificações e palestras.
Ainda nesse caminho, é muito importante também manter a equipe sempre motivada. Apesar da competitividade, o ambiente profissional deve proporcionar um “clima agradável” para o desempenho da função.
Aliás, a motivação não está somente nos bônus com a conclusão das metas. A integração entre os profissionais de diferentes departamentos permite construir um ambiente colaborativo, agradável e mais eficiente.
2 – Utilize canais digitais
A pandemia do coronavírus promoveu uma corrida pela digitalização das empresas. Por sua vez, até mesmo os consumidores mais tradicionais se renderam à inovação.
Essa combinação alavancou ainda mais o e-commerce, ferramenta que deve seguir em alta nas vendas de fim de ano. Ao menos é o que demonstra estudo da Wunderman Thompson com a Enext, onde 55% dos consultados pretendem continuar utilizando frequentemente o comércio online.
Por conta disso, é fundamental explorar também os canais digitais para a divulgação das lojas e ofertas. Afinal, só vende quem é visto. Portanto, aposte na força das redes sociais.
Aqui, lembre-se que não basta divulgar posts aleatórios, mesmo com grande frequência. Para conquistar os resultados desejados, utilize uma estratégia eficiente, com uma agenda organizada com os diferentes tipos de publicações.
Algumas empresas conquistam resultados significativos com lives promocionais, por exemplo. Investir em posts pagos também faz parte. Com tantas variações, contar com um profissional especializado pode ser o melhor caminho para conseguir desenhar e implantar a estratégia certa.
3 – Faça promoções e fidelize o cliente
Investir em promoções também é uma ação necessária para quem deseja aumentar significativamente as vendas de fim de ano. Esse, aliás, é o objetivo da Black Friday.
Lembre-se, porém, que os descontos precisam ser reais. Com as facilidades do mundo online, os consumidores estão cada dia mais atentos. Por isso, avalie bem para encontrar um preço baixo que consiga compensar com o grande aumento no número de vendas.
Aliás, use a mesma estratégia adotada pelos consumidores e pesquise bastante na internet para conhecer e monitorar a concorrência. Isso certamente facilitará na definição da ação promocional.
4 – Organize seus processos internos
Assim como ocorre em uma casa, a organização em uma empresa também contribui para a conquista dos resultados desejados. Com isso, os processos internos precisam funcionar como uma orquestra bem afinada.
Principalmente com o aumento da procura pelo varejo online, todos os departamentos devem atuar em conjunto, evitando atrasos ou falhas nas entregas dos produtos ou no faturamento, por exemplo.
Cliente satisfeito significa aumento nas vendas. Além disso, gera menos reclamações, o que desgasta a imagem da empresa e exige um esforço maior para solucionar o problema.
Nesse processo de organização dos processos é possível contar também com a ajuda da tecnologia. Existem aplicativos específicos para essa tarefa.
5 Facilite as formas de pagamento
Oferecer diferentes formas de pagamento também contribui para otimizar e ampliar as vendas de fim de ano. Principalmente para as empresas que trabalham com as classes econômicas emergentes e possuem comércio eletrônico, é importante ter uma solução de crédito do próprio varejo.
“Aqui na credsystem construímos campanhas para fidelizar clientes e o cartão de marca própria é a ferramenta responsável por isso. Por meio dele oferecemos vantagens exclusivas que são determinantes para o aumento das vendas dos nossos parceiros”, comenta Felipe Cabrini, gerente de marketing na credsystem.
Avalie a possibilidade de trabalhar também com o Pix, novo meio de pagamento criado pelo Banco Central. Disponibilizar parcelamento também ajuda.
Extra
Além dessas cinco estratégias, existem ainda outras dicas que podem contribuir para otimizar as vendas de fim de ano. Dependendo do seu segmento, vale apostar em produtos que estão na moda. Para isso, fique atento às tendências de mercado.
Em uma loja física, a vitrine deve ser montada para atrair a atenção do público. O mesmo cuidado deve ocorrer no comércio eletrônico com a qualidade das fotos e a quantidade de informações. Tamanho, peso, dimensões são alguns detalhes que podem interferir na decisão de compra.
Gostou das dicas? Avalie a melhor forma para colocá-las em prática no seu negócio. Com isso, certamente ficará mais fácil construir uma estratégia de sucesso eficiente para vender mais no fim de ano.
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