Há mais de 20 anos a credsystem atua lado a lado com quem faz o varejo acontecer e com isso nos tornamos especialistas no seu negócio. E você pode contar com o nosso conhecimento.
Soluções financeiras simples e inovadoras para aumentar as vendas.
Conheça nossas soluçõesA Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) registrou, em julho de 2022, números históricos.
Os índices de endividamento e inadimplência voltaram a subir entre os brasileiros e, de acordo com o levantamento, 78% dos consumidores estão endividados e 29% têm contas atrasadas – os maiores percentuais registrados desde 2010.
Nos últimos cinco anos, a situação econômica da população brasileira vem piorando significativamente, e, com a pandemia de covid-19, o cenário se agravou.
Com aumento na taxa Selic para tentar conter a inflação, custo de vida cada vez mais alto, salários defasados, desemprego atingindo 10,1 milhões de pessoas e 40% dos brasileiros em situação informal de trabalho, o quadro é preocupante também para os varejistas, que têm seus negócios afetados pela diminuição do poder de compra entre os consumidores.
Para que o aumento no número de endividados não afete profundamente as empresas, algumas estratégias podem (e devem!) ser postas em prática.
Quer saber como controlar a inadimplência em seu negócio? Leia o artigo que a credsystem preparou para você!
É sabido que todas as empresas estão sujeitas a uma margem de não recebimento dos pagamentos devidos. Justamente por isso, é indispensável que os gestores estejam atentos ao provisionamento financeiro.
Entretanto, mesmo com a estimativa de inadimplência, o não recebimento de recursos no momento certo tem impactos significativos no desempenho das empresas, comprometendo não apenas a liquidez do caixa, mas também a plena realização das atividades e o crescimento dos negócios.
Manter um controle rígido das contas a receber é essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Entretanto, não é uma tarefa fácil. Para além de todos os prazos e informações que devem ser observados, cobrar pagamentos pode ser um assunto delicado para tratar com os clientes.
Com 78% da população em situação de endividamento e a intensa redução do poder de compra entre os consumidores brasileiros – estima-se que, para comprar o mesmo que se comprava com R$ 100 na década de 1990, hoje são necessários R$ 748 –, é preciso pensar em alternativas eficientes para evitar prejuízos ao fluxo de caixa e controlar a inadimplência em seu negócio.
Conheça, a seguir, algumas estratégias para lidar com a inadimplência nas empresas:
O Código de Defesa do Consumidor estabelece alguns critérios para a realização de cobranças; portanto, adotar boas práticas de comunicação, além de preservar o relacionamento da empresa com seus clientes, evita problemas judiciais. Por isso, mantenha o tom adequado – priorizando o respeito, a objetividade e a impessoalidade – e invista na padronização das mensagens. Se possível, implemente processos automatizados, que vão garantir que a emissão das cobranças seja feita de maneira profissional e eficiente, evitando constrangimentos para ambas as partes.
A régua de cobrança é um mecanismo para determinar como as empresas realizarão a cobrança de clientes inadimplentes. Essa ferramenta vai mapear quais os pagamentos em aberto e estabelecerá as medidas adequadas a cada situação de débito. Assim, é possível que as cobranças sejam realizadas de acordo com cada contrato e com o histórico de adimplência. Para que a régua de cobrança seja eficiente, é preciso que a empresa estabeleça de forma clara as medidas a serem tomadas em caso de inadimplência, para que as cobranças sejam emitidas de acordo com tais diretrizes. Vale ressaltar que essa ferramenta serve tanto para lembrar de pagamentos próximos do vencimento quanto para avisar sobre atrasos, suspensões ou cancelamentos por inadimplência.
Para proteger as empresas da inadimplência, as concessões de crédito devem levar em consideração critérios bem definidos. Em caso de vendas parceladas, estabeleça procedimentos de análise de risco, como confirmação de dados cadastrais, checagem no SPC e SERASA, avaliação do comportamento do cliente no mercado e avaliação de capacidade de pagamento. A análise de risco é uma das principais soluções para evitar a inadimplência e fazer concessões mais seguras.
Desde o momento em que a compra é realizada até o pagamento total pelo produto ou serviço adquirido, a área de cobranças deve se atentar a procedimentos como: formas de pagamento oferecidas, cobrança preventiva e, caso necessário, cobrança para recuperação do valor. Portanto, a gestão de cobranças tem início antes mesmo de uma possível inadimplência. Automatizar o controle de recebíveis é uma estratégia eficiente, que garante agilidade e precisão à execução dos procedimentos, evitando erros como divergência de valores, datas incorretas, troca de destinatários, cobranças atrasadas, duplicadas ou não enviadas e, até mesmo, falta de identificação de pagamentos já efetuados.
Uma das estratégias para gerar satisfação entre os clientes e evitar a inadimplência é diversificar as formas de pagamento, oferecendo aos clientes condições favoráveis para realizar a compra. Além de opções como PIX, débito e boleto, avalie a possibilidade de conceder crédito por meio de cartões private label. Nesse cenário, a oferta de crédito pode ser uma estratégia para alcançar as classes econômicas emergentes, facilitando o consumo e estimulando a fidelização de clientes.
Para oferecer a seus clientes opções de crédito que permitam condições favoráveis para a efetivação da compra, a credsystem entrega as melhores soluções financeiras para os varejistas.
Oferecendo expertise diferenciada e serviços exclusivos, nossos produtos de crédito têm processos de contratação simplificados, a partir de um cadastro ágil e descomplicado. Você solicita o cartão do seu cliente pelo celular, a análise é realizada automaticamente e a aprovação é instantânea!
Além disso, com opções de parcelamento mais atrativas e a facilitação do acesso ao crédito – com processos menos burocráticos do que os cartões tradicionais – os cartões da credsystem oferecem emissão imediata nas lojas, versão em cartão digital e limite liberado para seus clientes.
Essa estratégia permite que o consumidor pague suas compras em parcelas menores, com prazos prolongados, preços especiais e descontos exclusivos, diminuindo, assim, a inadimplência e facilitando o acesso aos bens e serviços oferecidos pela sua marca.
Na credsystem, você também dispõe de Canais de Relacionamento exclusivos para manter a interação com seus clientes e oferecer promoções personalizadas: são aplicativos e portais, notificações de PUSH, SMS interativo, disparo de e-mails, fatura digital e muitas outras funcionalidades.
E tem mais! Para entregar a mensagem certa para cada perfil, a credsystem tem uma área especializada em Advanced Analytics, que utiliza machine learning e inteligência artificial para encontrar oportunidades e gerar insights para o seu negócio. Além disso, firmamos as melhores parcerias do mercado, tanto em consultoria e provedor de dados externos como em ferramentas estatísticas (Databricks, R, Python).
Para entregar ao consumidor a melhor experiência digital, também disponibilizamos um aplicativo que é a cara do seu negócio! Seus clientes têm o controle dos cartões de crédito na palma da mão e podem acessar o limite, as faturas ou carnês; bem como realizar pagamentos e gerar cartões digitais para utilizar no ambiente online. Ah, e no app você conta com uma área exclusiva para divulgar ofertas!
E para sanar todas as dúvidas dos clientes, oferecemos o atendimento da Cleo, a assistente virtual da credsystem, que está disponível em nosso aplicativo, no Whatsapp, no site e no Facebook!
A credsystem vai muito além do crédito e tem a solução ideal para diminuir a inadimplência em sua empresa. Clique aqui e conheça agora todas as possibilidades financeiras que oferecemos para o seu negócio!
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