O que é o SCR – Sistema de Informações de Créditos
O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil (BACEN), que contém informações sobre operações de crédito e limites de créditos concedidos pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN. Para maiores informações sobre o SCR, acesse a página de perguntas e respostas do Banco Central através do link.
Finalidade do Sistema
O SCR é um mecanismo utilizado pela supervisão bancária para acompanhar as instituições financeiras na prevenção de crises. Por meio dele, o BACEN monitora operações de crédito atípicas e de alto risco, sempre preservando o sigilo bancário. O SCR também tem como finalidade propiciar o intercâmbio de informações entre as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.
Uso das informações
As instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central são responsáveis por alimentar as informações do SCR mensalmente, e também podem consultar, de forma consolidada, as operações de crédito de clientes e usuários. Importante destacar que o acesso às informações somente pode ser feito pelo cliente e pelas instituições por ele autorizadas. Na credsystem, você pode verificar no Contrato com o Titular a autorização para consulta ao SCR e o compartilhamento de informações.
Como consultar
Você pode acessar o seu relatório do SCR de forma gratuita através do Registrato, sistema disponibilizado pelo BACEN que pode ser acessado através do link ou por meio das Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente ou por correspondência. Para maiores informações sobre o Registrato, acesse a página do Banco Central através do link.
Informações do SCR diferentes das exibidas na Fatura e App
A atualização das informações é feita pela credsystem mensalmente, através de arquivos enviados ao BACEN. Neste documento, são considerados os dados do último dia do mês de referência e as normas e critérios estabelecidos pelo Banco Central, por isso as informações podem estar diferentes. Por exemplo, caso um pagamento tenha sido realizado no meio do mês de março, somente será reportado ao BACEN no final do mês, quando ocorre o envio dos documentos.
Como reportar um problema
Para reportar algum erro ou discordância em relação às informações, você deve entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento através do telefone 4003-3900 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 3900 (para demais localidades). Você também pode registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao público do BACEN.